Extra estreia t-commerce na TV digital

e-commerce, m-commerce, t-commerce… o que será que vem depois? all-commerce =)

“O Extra, do Grupo Pão de Açúcar, acaba de chegar à TV digital. A partir desta semana, a rede varejista oferecerá ofertas pela TV digital aos consumidores por meio do StickerCenter, portal gerenciador de aplicações baseado no padrão DTVi (que é o antigo Ginga, que permite a interatividade com a TV digital).

Essa tecnologia foi desenvolvida pela TOTVS e funciona como um módulo embarcado nos televisores ou nos set-top boxes. Os stickers podem ser acionados pelo controle remoto. Portanto, necessariamente, o usuário tem que ter conexão de banda larga na TV para ter canal de retorno e interagir via controle remoto. A compra será efetivada pelo televendas do Extra, com a informação do código do produto adquirido pelo cliente.

Semelhante aplicação foi desenvolvida também para a Climatempo, que fornece conteúdo sobre meteorologia para mais de 50 retransmissoras de TV e 4 mil emissoras de rádios e portais da internet. Todo o conteúdo da aplicação da TOTVS foi fornecido pela Climatempo. O sticker fornece informações completas das condições do clima, em tempo real, para o Brasil e outras cidades do mundo.

Os stickers da TOTVS, espécie de widgets, serão transmitidos e atualizados pelo sinal de TV de emissoras abertas parceiras ou também poderão ser obtidos pela internet no StickerShop e armazenados no set-top box. Depois de instalado o aplicativo, os acessos podem ser feitos pelo menu do StickerCenter. Tanto o sticker do Extra quanto da Climatempo são gratuitos. Outros stickers, disponíveis no StickerStore, podem ser pagos ou gratuitos, semelhante aos modelos de application store do iTunes, da Apple, ou da OVI, loja da Nokia.

Esses stickers são suportados pela plataforma ByYou, da TOTVS, sobre a qual são desenvolvidos os aplicativos para o mercado corporativo. Para a TV digital aberta, o software ByYouTV é a ferramenta que permite a criação de conteúdos interativos para o padrão da TV digital interativa – DTVi. O StickerCenter, com os aplicativos do Extra e da Climatempo, foi lançado esta semana durante a Broadcast & Cable, 2010, evento de TV, rádio e engenharia de telecomunicações que reúne os principais players desse setor e que aconteceu em São Paulo, entre 25 a 27 de agosto.”

Fonte: MMonline

Leave a comment